A casuística de transtornos psiquiátricos em cães e gatos vem crescendo de forma exponencial. Entender a patogênese desses transtornos é fundamental para uma abordagem terapêutica precisa, racional e eficaz.
O tratamento das psicopatologias veterinárias tem como carro chefe as terapias comportamentais. Do ponto de vista neurobiológico, estas terapias, através de mecanismos cognitivos, induzem plasticidade neuronal que remodelam os circuitos neurais límbicos comprometidos nos distúrbios de comportamento.
Em alguns pacientes, o desequilíbrio neuroquímico e cognitivo-emocional-sensório-motor compromete as bases neurais necessárias para que o animal obtenha os benefícios da terapia comportamental. Nesta situação, os psicofármacos são fundamentais, pois vão atuar no quadro patológico deixando o animal apto a responder às demandas exigidas durante a terapia comportamental.
Alguns psicofármacos atuam de forma aguda nas ansiopatias e na agitação psicomotora, diminuindo de forma imediata a gravidade da ansiedade e hiperatividade. Outros, não apresentam efeitos terapêuticos agudos, mas são importantíssimos para o tratamento multimodal das psicopatologias. Ao modular o sistema monoaminérgico, estes psicofármacos são capazes de induzir plasticidade neuronal e regeneração das redes neurais límbicas.
Ora, se tanto a terapia comportamental quanto os psicofármacos atuam nos mecanismos de plasticidade neuronal e remodelam o sistema límbico danificado nas psicopatologias, por que não fazer o tratamento combinado com estas duas abordagens? Certamente esta união traria um efeito sinérgico, aumentando a eficácia da intervenção.
É fato que alguns psicofármacos apresentam eventos adversos. No entanto, o conhecimento da psicofarmacologia e a individualização do esquema posológico para cada paciente minimiza drasticamente a incidência de iatrogenias. Vale ressaltar que, um esquema posológico racional não inclui somente dose e intervalo de administração, mas também a escolha adequada de formas e formulações farmacêuticas e advertências acerca de como o tutor irá administrar o psicofármaco.
Em suma, fica claro que o conhecimento da psicofarmacologia é imperativo na rotina clínica do médico veterinário. Neste curso, teremos uma breve explanação sobre os mecanismos neurobiológicos que estão no pano de fundo das psicopatologias. A seguir, apresentaremos os aspectos farmacológicos das classes de psicofármacos, seus principais representantes e possíveis associação de psicofármacos buscando uma abordagem mais eficaz e com menor incidência de eventos adversos. Por fim, abordaremos a utilização dos psicofármacos com a finalidade deles favorecerem e potencializarem os efeitos da terapia comportamental.
Prof. PhD.
Guilherme Santos
Médico Veterinário (UDESC);
Professor de Psicofarmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Colaborador do Internato em Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Colaborador da Residência de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Professor da Córtex Eventos;
Especialização em Farmacodependências (UNIFESP);
PhD em Psicobiologia (UNIFESP);
Pós-doutorado em Neurociências (UNIFESP).
Cronograma
Ao vivo (zoom)
Dia 17/10
Sábado (MANHÃ)
Neuroanatomia e neurofisiologia do triângulo emoção-cogniçao-sensoriomotor.
Aspectos neurobiológicos do distresse e suas consequências nas psicopatologias veterinárias.
Sábado (TARDE)
Neurobiologia da aprendizagem e memória.
Abordagens na psicofarmacologia: mecanismos de plasticidade neuronal, mecanismos “on”, mecanismos “off”.
Ao vivo (zoom)
Dia 18/10
Domingo (MANHÃ)
Antidepressivos: mecanismo de ação das classes e particularidades dos diferentes fármacos.
Ansiolíticos de ação aguda: mecanismos de ação das classes e particularidades dos diferentes fármacos.
Associação racionais de psicofármacos: quando e como?
Domingo (TARDE)
Fitoterápicos e suplementos: o que é natural não traz toxicidade?
Associação racional de psicofármacos e terapias comportamentais.
As aulas AO VIVO serão transmitidas através do aplicativo de videoconferências ZOOM Meeting que pode ser baixado através do seguinte link: https://zoom.us/download